O Adeus

R5 - Adeus mundo cruel

1984

Chegou ao fim a carreira deste pequeno grande carro que em breve iria ser substituído por outro não menos famoso: o Super 5. Deste último, apresentado no Salão de Paris de 1984, haverá também muita coisa a dizer mas isso é uma outra história.

R5 / Supercinco R5 / Supercinco R5 / Supercinco R5 / Supercinco
R5 e Supercinco Supercinco


Durante o ano de 1984 e início de 1985 continuaram a ser comercializados todos os modelos já conhecidos de 1983. No entanto, desde este Salão de Paris e enquanto o novo Super 5 não entrou em comercialização plena, o que demorou alguns meses, foi lançada uma série especial conhecida pela designação "Laureate" abrangendo praticamente todas as versões existentes. Nalguns países, esta série especial de despedida foi comercializada com a designação "Le Car" em vez de "Laureate".

R5 Laureate Turbo R5 Laureate (TL/GTL) R5 Laureate - Tablier Laureate Logo
 
R5 Le Car (1985) R5 Le Car (1985)


No encerramento da sua carreira na Europa o R5 foi comercializado nos seguintes modelos:

- R 5 Laureate L (3/5 portas) - 956 cm3
- R 5 Laureate TL (3/5 portas) - 1108 cm3
- R 5 Laureate GTL (3/5 portas) - 1108 cm3
- R 5 Laureate Turbo (3 portas) - 1397 cm3
- R 5 Turbo 2 - 1397 cm3

No total foram produzidas 5.325.000 unidades de Renault 5 (segundo informação do "site" oficial RENAULT), em várias linhas de montagem distribuídas pelos seguintes países para além da França:

África do Sul, Bélgica, Costa do Marfim, Espanha, Indonésia, Irão, Malásia, Marrocos, México, Portugal, Tailândia, Tunísia e Zimbabwe.

E no entanto... Será que esta pequena viatura que aparentemente deixou de ser fabricada em 1984, sobreviveu até aos dias de hoje apenas graças aos cuidados e dedicação dos seus orgulhosos possuidores?

Talvez não.

As empresas Saipa e Pars Kodro Co. no Irão fabricaram e comercializaram até há bem pouco tempo modelos baseados no R5 (ver imagens abaixo).
O Irão começou a fabricar os primeiros R5 sob licença da Renault em 1976. Mais tarde este modelo passou a ter a designação "Saipa 5" embora continuasse a ser exactamente igual ao modelo original da Renault.

Irão - Saipa 5 Irão - Saipa 5
SAIPA 5
 

Os modelos subsequentes já foram objecto de modificações e actualizações efectuadas localmente por estes fabricantes.

Irão - Sepand Irão - Sepand II Irão - Sepand PK Irão - New PK
SEPAND SEPAND II SEPAND PK NEW PK


A partir de 2005 foi lançado o "Sepand P.K", um modelo ainda baseado no R5 mas com profundas modificações já que é um carro com uma carrossaria de um R5 de 1ª geração (com algumas modificações), montada na plataforma de um KIA Pride e com uma motorização com 1323 cm3 de origem Mazda.  A adopção desta plataforma e as modificações efectuadas na carrossaria permitiram modernizar um pouco o modelo e dotá-lo de algumas caracteristicas inexistentes nos modelos anteriores como por exemplo o ar condicionado.
A designação PK é um acrónimo para Pars Khodro (o fabricante).
Até há pouco tempo (2010 ?), e depois de ter sofrido um ligeiro "face lift", o modelo PK era comercializado sob a designação "New PK". Aparentemente este modelo seria para descontinuar após o início da comercialização dos modelos Logan (Dacia), designados por "Tondar 90" no Irão. A verdade é que neste momento o modelo "New PK" já não aparece referido no "site" da Pars Kodro.