1984
Chegou ao fim a carreira deste
pequeno grande carro que em breve iria ser substituído por outro não
menos famoso: o Super 5.
Deste último, apresentado no Salão de Paris de 1984, haverá também
muita coisa a dizer mas isso é uma outra história.
Durante o ano de 1984 e início de 1985 continuaram a ser
comercializados todos os modelos já conhecidos de 1983. No entanto,
desde este Salão de Paris e enquanto o novo Super 5 não entrou em
comercialização plena, o que demorou alguns meses, foi lançada uma
série especial conhecida pela designação "Laureate" abrangendo
praticamente todas as versões existentes. Nalguns países, esta série
especial de despedida foi comercializada com a designação "Le Car" em
vez de "Laureate".
No encerramento da sua carreira na Europa o R5 foi comercializado nos seguintes modelos:
- R 5 Laureate L (3/5 portas) - 956 cm3
- R 5 Laureate TL (3/5 portas) - 1108 cm3
- R 5 Laureate GTL (3/5 portas) - 1108 cm3
- R 5 Laureate Turbo (3 portas) - 1397 cm3
- R 5 Turbo 2 - 1397 cm3
No total foram produzidas 5.325.000 unidades de Renault 5 (segundo informação do
"site" oficial RENAULT),
em várias linhas de montagem distribuídas pelos seguintes países para além da França:
África do Sul, Bélgica, Costa do Marfim, Espanha, Indonésia, Irão,
Malásia, Marrocos, México, Portugal, Tailândia, Tunísia e Zimbabwe.
E no entanto... Será que esta pequena viatura que aparentemente
deixou de ser fabricada em 1984, sobreviveu até aos dias
de hoje apenas graças aos cuidados e dedicação dos seus orgulhosos
possuidores?
Talvez não.
As empresas Saipa e Pars Kodro Co. no
Irão fabricaram e comercializaram até há bem pouco tempo modelos
baseados no R5 (ver imagens abaixo).
O Irão começou a fabricar os primeiros R5 sob licença da Renault em 1976. Mais tarde este
modelo passou a ter a designação "Saipa 5" embora continuasse a ser exactamente igual ao modelo
original da Renault.
Os modelos subsequentes já foram objecto de modificações e actualizações efectuadas localmente por estes fabricantes.
A partir de 2005 foi lançado o "Sepand P.K", um modelo ainda
baseado no R5 mas com profundas modificações já que é um carro com uma
carrossaria de um R5 de 1ª geração (com algumas modificações),
montada na plataforma de um KIA Pride e com uma motorização com 1323
cm3 de origem Mazda. A adopção desta
plataforma e as modificações efectuadas na carrossaria permitiram
modernizar um pouco o modelo e dotá-lo de algumas caracteristicas
inexistentes nos modelos anteriores como por exemplo o ar
condicionado.
A designação PK é um acrónimo para Pars Khodro (o fabricante).
Até há pouco tempo (2010 ?), e depois de ter sofrido um ligeiro "face lift", o
modelo PK era comercializado sob a designação "New PK". Aparentemente este modelo
seria para descontinuar após o início da comercialização dos modelos Logan (Dacia), designados
por "Tondar 90" no Irão. A verdade é que neste momento o modelo "New PK" já não aparece
referido no "site" da Pars Kodro.